Sobre a proposta de Orçamento da CMB para 2015

Do que nos foi comunicado não existe certeza de rigorosamente nada e vai ser difícil perceber com o que podemos contar já que tudo o que nos foi comunicado de forma verbal e simpática é extremamente vago e está muito longe quer das propostas por mim apresentadas aquando da reunião com o Sr. vice Presidente da Camara e se V/a. Exª me permite a muitos anos luz dos compromissos e propostas feitas por V/a. Exª aos Gualtarenses.

A nossa proposta que permitiria merecer o voto favorável, do orçamento, era simples, pratica e de extremo interesse para o Município.

Todas as propostas tinham, e têm, uma dimensão que extravasa os interesses e o âmbito da Freguesia e o seu custo tinha uma relação enorme em termos de Custo/Beneficio.

Serei breve em enunciar o que propus para que V/a. Ex.ª perceba o desalento, pese o facto de todos os Municípios de uma forma geral estarem a atravessar período difícil sob o ponto de vista financeiro. Enuncio:

-Requalificação da Escola EB1 Gualtar;

-Construção do campo de futebol de Gualtar;

Estes dois equipamentos tem tido sortes diferentes relativamente á possibilidade de poderem ser executados e são um forte compromisso de V/a. Exº com Gualtar.

A Escola EB1 foi, conforme relato já feito, uma oportunidade perdida a curto prazo e com forte participação do ainda 3 º quadro comunitário por não me terem dado ouvidos.

O campo de futebol apesar de perceber a grande dificuldade da construção, no que concerne aos terrenos, está como há vários anos e também não vejo o empenho necessário para a sua concretização .

-O edifício sede da associação ORION, apesar de ser a única estrutura de ciência a funcionar ao público em Braga e de relevante e interesse regional e nacional, foi apresentada uma proposta com custos que rondariam os 45.000 Euros. Da urgência deste pedido ressalva-se o facto de ser frequentado por crianças várias vezes por semanas e ter uma cobertura em amianto em fase de degradação. Verbalmente foi-nos dito que iriam encaixar numa provável futura candidatura ao IV quadro comunitário.

- Alargamento da Rua da Bouça e Maria delfina Gomes. Obra numa extensão de cerca de 200/300 metros e que iria aumentar de forma significativa a acessibilidade ao hospital central de Braga e, como se percebe, iria retirar muito tráfego ao principal acesso resolvendo os graves problemas de trânsito agora existentes. Esta obra segundo as previsões rondaria os 60.000 Euros.

- Substituição/reparação do piso do polidesportivo Barreiro/Lage. Este polidesportivo é dos únicos em relva sintética e muito usado por cidadãos da freguesia e do concelho da  a natureza do piso facto que o tem desgastado o que obriga à sua reparação/substituição urgente e cujo custo não ultrapassaria na pior das situações o 15.000 euros.

- Por último foi proposto a substituição do piso na Rua Álvares Cabral dado o seu estado de degradação e que no nosso entendimento seria uma intervenção na ordem dos 40.000 Euros.

Como se percebe estamos a falar num total de investimento que ronda os 160.000 Euros. Trata-se de um investimento de interesse supra freguesia e de que tem por base exigência e rigor na utilização dos dinheiros públicos.

Senhor Presidente, meter-me-ei fiel ao compromisso que assumi com os Gualtarenses e por via disso manterei total disponibilidade em colaborar com Câmara Municipal, como aliás tem acontecido, recordando que muito do que agora aqui fica dito foi assumido por vossa excelência e é do conhecimento geral de todos os Gualtarenses.

Na certeza do cumprimento dos seus compromissos,

Subscrevo-me com consideração e amizade

O Presidente da Junta de Gualtar