História de Gualtar

A igreja de S. Miguel de Gualtar insere-se nos abundantes testemunhos de arquitectura românica — embora sistematicamente parcelares ou muito adulterados — presente na bacia do Cávado. A igreja é um templo românico, mutilado por consecutivas reformas ao longo dos séculos. Conserva da primitiva traça a fachada norte e o corpo principal, com um notável portal de arquivolta única, com quatro faixas de ornatos geométricos (besantes, bilhetes e goivadas). Decora o tímpano uma cruz equilátera rodeada de fitas sinuosas, formando labirinto, e outras peroladas, que sugerem cabeças de animais estilizados. Nas paredes da capela-mor subsistem pinturas a fresco. Outros exemplos são a igreja da freguesia das Marinhas, Esposende; ou no concelho de Barcelos o templo do Mosteiro de Banho, na freguesia de Vila Cova, a igreja de Abade de Neiva, a Matriz da Colegiada de Barcelos, a antiga matriz de Balugães, a antiga igreja do Mosteiro de Manhente; a igreja do antigo Mosteiro de Rendufe, as igrejas de Caires e Bouro, em Amares; ou a igreja paroquial de Coucieiro, Pedregais e Cervães, em Vila Verde, entre muitos outros.
A freguesia de Gualtar compreende os lugares de Arcela, Bairro Henriqueta, Barreiro, Barros, Bela Vista, Bouça, Crespa, Estrada Nova, Estrada Velha, Igreja, Lage, Monte de Baixo, Mourisca e Vergadela.
O lugar de Estrada Velha está relacionado com a “Geira”, antiga estrada da Península Ibérica, uma das antigas vias romanas que ligavam Braga a Astrorga. Passava pela serra do Gerez, onde se encontraram alguns trechos do seu leito e, especialmente, marcos miliários, grande parte dos quais foram mandados recolher pelo arcebispo D. Diogo de Sousa a Braga, onde ainda hoje se conservam.
O artesanato em Gualtar é caracterizado especialmente por rendas e bordados, restauração de móveis antigos. Na parte do ensino, Gualtar encontra-se bem equipada, possuindo vários jardins-de-infância e ensino pré-primário, bem como escola do 1º ciclo, do ensino básico e escola do 2º e 3º ciclos. Gualtar conta também com ensino privado, que é o CLIB (Colégio Luso-internacional de Braga). O ensino superior está também representado em Gualtar, onde se encontra sediada a Universidade do Minho.

Actividades económicas: indústria, comércio e serviços.
Festas e romarias: S. Brás (2 e 3 de Fevereiro).
Artesanato: rendas e bordados, restauração de móveis antigos.
Associativismo: Associação Desportiva e Cultural de Gualtar, Associação Juvenil de Gualtar, Grupo Teatral Amador de Gualtar, ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho, Agrupamento 219 de São Miguel de Gualtar, Grupo de Concertinas de Gualtar, Sporting Clube do Bairro Novo, Barros Futebol Clube, Grupo Coral